Treino de Aikido

Fundador do Aikido | Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba (1883 - 1969), fundador do Aikido. O Sensei (Grande Mestre) sempre se interessou por artes marciais e em meados de 1941 teve uma grande revelação. Sua iluminação hoje reflete no mundo inteiro. A seguir segue um texto retirado do livro, Segredos do Budô de John Stevens, mostrando sua sabedoria: O Universo é o nosso maior mestre, o nosso melhor amigo. Observe o modo como um córrego segue seu caminho pelo vale montanhoso, transformando-se calmamente à medida que flui pelas pedras. A sabedoria do mundo está contida nos livros e, ao estudá-los, podem ser criadas incontáveis e novas técnicas. 

O próprio universo está sempre nos ensinando o Aikido, mas nós falhamos na sua percepção. Todas as pessoas pensam apenas em si mesmas, e essa é a razão de haver tanta contenda e discórdia neste mundo. Se pudéssemos apenas manter o nosso coração puro, tudo ficaria bem. Não pense que o divino existe muito acima de nós, no céu. O divino está aqui, dentro e ao redor de nós.

O propósito do Aikido é lembrar-nos de que estamos em estado de graça. O Aikido é a não violência. Cada ser humano foi incumbido de um mandado dos céus, e a vitória que procuramos está em superar todos os desafios e em lutar para a realização final de nossos objetivos. No Aikido, jamais atacamos. Se você quiser dar o primeiro golpe, obter vantagem sobre alguém, isso já é prova de que seu treinamento é insuficiente. Deixe que o seu parceiro ataque, e use a agressividade dele contra ele mesmo. Não fuja de um ataque; controle-o antes de começar.

No verdadeiro budô (o caminho para ações de coragem e de iluminação), não existem oponentes. No verdadeiro budô, buscamos nos unir com todas as coisas, voltarmos ao âmago da criação. No budô de verdade, não existem inimigos. O budô verdadeiro é uma função do amor. O caminho de um Guerreiro não é destruir e matar, mas alimentar a vida, continuar a criar.

O amor é a divindade que realmente pode nos proteger. Nos tempos antigos, um espadachim deixaria um inimigo retalhar a superfície de sua pele para poder cortar a carne do seu inimigo; às vezes ele até sacrificaria a própria carne para poder chegar aos ossos do inimigo. No Aikido, essa é uma atitude inaceitável. Nós queremos que atacantes e defensores saiam ilesos.

Em vez de se arriscar a ser injusto para obter a vitória, você deve aprender a lidar com o seu parceiro. Controle um oponente colocando-se a salvo em lugar seguro. Não há lugar no budô para o pensamento mesquinho e orgulhoso. Em vez de ficar preso a noções de “ganhar ou perder”, procure a verdadeira natureza das coisas.

Seus pensamentos devem refletir a grandiosidade do universo, o reino além da vida e da morte. Se seus pensamentos forem antagônicos em relação ao cosmos, esses pensamentos irão destruí-lo e dar vazão à destruição do ambiente. Masakatsu, “a verdadeira vitória”, associa-se com o elemento masculino da criação; agatsu, “a auto vitória”, associa-se com o elemento feminino. Juntando-se os dois, eles representam a katsuhayabi, “a vitória aqui e agora!” – um estado ideal de perfeição e completude.

O que é Aikido?    Aikido no Brasil    Defesa Pessoal   

Vídeos

...




Apoio

Entidades que acreditam em nosso trabalho por saber que é um trabalho diferenciado, honesto e real.
Para ser Parceiro entre em contato conosco clicando aqui

    • Sample logo
    • Sample logo
    • Sample logo
    • Sample logo


    • Sample logo
    • Sample logo

Newsletter

As Últimas

Fale Conosco

  • Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, 670 - Vila Mogilar - Mogi das Cruzes - SP
  • Telefone: (11)94722-4655
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Você está aqui: Home Treino de Aikido História Fundador do Aikido